26 de mar. de 2012

Falar é bom, mas...


Já havia começado a escrever este post a um tempo atrás, porém só finalizei ele agora, então vamos a mais um texto “revolado” como diz uma certa amiga minha.

Há dias venho analisando certos “acontecimentos” nas vidas alheias e cheguei a uma conclusão: NÓS FALAMOS DEMAIS!

Não há como negar que, nas conversar na roda de amigos, o assunto em pauta quase sempre é sobre a vida de alguém presente ou não na conversa. Não sei se esta é uma das origens do problema, mas o fato é que para algumas pessoas, isso toma grandes proporções.

O que começa com uma conversa simples, uma troca de informações sobre pessoas que conhecemos, tende a transformar-se na FOFOCA!

Mas como separar as coisas? Quando a simples conversa vira a dita cuja da fofoca?! Minha opinião medíocre diz que a conversa é fofoca quando o "assunto" não está presente. Falar da vida alheia, julgar, contar vantagem em cima de alguém, sem quer o mesmo esteja presente, é é daí que vem minha indignação.

Uma frase bem colocada que já ouvi algumas vezes diz “É fácil falar de mim. Quero ver SER EU”. Cada situação, cada problema, não é e nunca será equivalente de um indivíduo para outro. Um mesmo problema pode me afetar de uma maneira, e afetar meu amigo de outra totalmente diferente.

O que as pessoas de língua grande que adoram fofocar não entendem, é que elas falarem ou não sobre a vida que não lhes pertence, não vai mudar a situação, muito menos trazer algum benefício próprio.

Esta prática torna-se mais cretina ainda quando a “graça” está em difamar o assunto da vez, e pessoas desse meu Brasil: ISSO SÓ ACONTECE PORQUE TEM SEMPRE ALGUÉM PARA OUVIR!!!! É claro que todos nós temos um “pinguinho” de veneno na língua e muita curiosidade sobre a vida alheia, mas o ponto é saber dosar o que falamos e escutamos.

Pensar antes de expor certas opiniões, pode salvar uma amizade, um relacionamento, um emprego, e muito mais... nossa própria dignidade.

Por isso a dica dessa semana é : TENTE PENSAR 3x antes de falar e julgar alguém. Você não está no “couro alheio” pra saber como se comportar em determinada situação e fuja das fofocas, afinal  sempre a assuntos mais agradáveis para se ter com os amigos.

Texto por Derek Muggiati


0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!