30 de out. de 2012

Senso crítico


Já me peguei pensando nesse assunto em vários momentos da minha vida, e  hoje resolvi usar esse tema para voltar à todo vapor com nossos textos.

Ter senso crítico atualmente é uma das piores “escolhas” que podemos fazer. Digo isso com base em toda a palhaçada que vemos diariamente na sociedade.

É incrível ver como a alienação das pessoas consegue exterminar qualquer vontade que eu tenha de mostrar o rosto na rua.

Seja por conta do gosto musical medíocre que atinge a massa ou o interesse bizarro pelos acontecimentos mais esdrúxulos das novelas globais, a verdade é que está ficando impossível encontrar pessoas suficientemente interessantes pra se ter uma simples conversa.

Nem a antiga “conversa de elevador” (aquela sobre a previsão do tempo, o time de futebol, os impostos, etc.) existe mais, e não é por falta do assunto em si, mas sim por conta da ausência de interesse por algum assunto minimamente significativo.

Nessas horas questiono onde estaria o erro. Será que não sou eu o lado errado desta moeda? Pois a massa parece tão feliz e despreocupada com a própria situação, entorpecida pela cultura inútil, banalização dos valores, morte dos preceitos e assim por diante.

Vale lembrar que estou SIM generalizando, mas como sempre dizem "a voz do povo é a voz de Deus". E que medo eu tenho desse novo “Deus”!!!
Texto por Derek Muggiati.

2 comentários:

  1. Eu acredito que a situação está ligeiramente pior do que você diz. Veja bem, a massa que se preocupa com novelas e assuntos sem valor é uma porcentagem da população que sempre existiu desde as primeiras grandes civilizações, e sendo assim podemos dizer que nada mudou desde o exemplo clássico das nossas aulas de história do "pão e circo". Sem contar que grande parte dessas pessoas tiveram pouca ou nenhuma oportunidade de se conscientizar dos benefícios que uma boa educação pode proporcionar.

    Mas o que me assusta muito é como as pessoas que frequentaram boas escolas, tiveram acesso à arte e puderam formar opiniões sobre diversos assuntos que tangem a vida em sociedade não o fizeram. Preferem se apoiar em livros mancos de auto ajuda com títulos que claramente expõe a falta de inabilidade de lidarem com coisas simples da vida, como "101 maneiras de ser bem sucedido", "90 dicas para ter uma vida sexual feliz", "500 frases que te ensinam a ser feliz"... entre outros.
    É impressão minha ou já esquecemos de como viver?

    Outro fato a ser observado, principalmente em livrarias de aeroporto que refletem o gosto de pessoas ditas " mais esclarecidas" é que ao lado dos livros com dicas de sobrevivência estão quase sempre biografias de pessoas com uma trajetória de vida interessante porém totalmente insignificantes que atualmente são os formadores de opinião da sociedade moderna. Justin Bieber? Boninho? Fátima Bernardes?

    Sinceramente pensar em tudo isso me assusta, somos uma sociedade perdida.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita... creio que você entendeu exatamente como eu me sinto rsrs belo comentário!

    ResponderExcluir

Comente aqui!