1 de mai. de 2013

A Genealogia da Burrice!


O destino do mundo é ser povoado por pessoas desprovidas de inteligência, acreditem se quiser!!!

Analisem comigo a suposição abaixo, caros leitores:

Um casal com uma formação acadêmica maior, com metas grandes e pouco tempo para constituir uma família de verdade raramente tem filhos, e QUANDO os tem geralmente a família não passa de 3 membros.

Por outro lado temos "A MASSA". A camada ignorante, fãs da programação televisiva decadente do final de semana, cuja renda familiar é minima, não vê problema algum em ter 6 filhos para sustentar com uma expectativa de crescimento igual a de seus pais.

Voltando ao casal de formação acadêmica, aquele que não quer ter seu único filho agora, pois isto atrapalharia suas metas de crescimento, vão postergando essa decisão e muitas vezes o casal é desfeito antes mesmo de gerarem um filho.

A minha percepção dessa situação é que o mundo está fadado a ser povoado cada vez mais por pessoas com pouco estudo. Uma geração imensa de operários de produção, secretárias e atendentes está se formando sem a mínima vontade de progredir profissionalmente e intelectualmente, pois é este seu exemplo familiar.

Evidentemente como a maioria dos assuntos que abordo, sempre há exceções, porém não há como negarmos o fato de que as pessoas estão "emburrecendo". 

Seja pelo fato de que nosso país não leva tão a sério a educação como se devia, ou que a informação e o conhecimento é tão facilmente acessado ao ponto de não darmos o devido valor, a verdade é que se a consciência coletiva da massa não mudar, a capacidade intelectual do ser humano vai regredir bruscamente nos próximos anos.

Antigamente as profissões como engenheiros, médicos, professores eram vistas como profissões de elite, pessoas de um grande conhecimento, que hoje não levam o devido valor. Além do pouco número de profissionais descentes nestas e em outras áreas parecidas, o sonho popular disseminado pela mídia e meios sociais menos abastados, é o do "compre agora o que você não pode pagar" ou "perca menos tempo nos estudos e garanta o insucesso pessoal fazendo NADA da sua vida".

Se você ainda tem paciência de ler textos como este, eu o parabenizo, pois são poucas as pessoas realmente interessadas em agregar qualquer conhecimento descrito em mais de um parágrafo. 

Texto por Derek Muggiati.

1 comentários:

  1. Nossa, achei esse texto bem determinista e malthusiano. Tem certeza que você pensa assim?

    Concordo que a população com renda mais baixa e com menos instrução tem mais filhos. Mas sinceramente conheci muitos ricos engenheiros e médicos, instruidos e (ainda bem) sem filhos totalmente sem empatia, visão política, experiência de vida e com discursos extremamente idiotas.
    Como conheci muita gente simples que sempre soube dividir, não julga os outros pelo carro ou casa ou mesmo emprego que tem e acima de tudo tem a inteligência emocional necessária que falta na sociedade.
    O que acho que temos que deixar bem claro aqui é de que tipo de inteligencia/conhecimentos trataremos aqui. O acadêmico é ruim num geral do país, mas está sim melhorando (vide as universidades e diversos programas como REUNI, PROUNI e outros). E, sinceramente, os operários, secretárias e afins são tão necessários quanto um médico ou engenheiro. Cada um tem seu lugar e as profissões que escolhemos ou que tivemos a oportunidade de desenvolver em NADA tem a ver com nossa capacidade de questionar o mundo a nossa volta.

    Cuidado com essa separação injusta pelo dinheiro e consequente instrução acadêmica. Podemos aprender demasiado com quem é simples e suporta uma vida muito menos elevada academicamente. O individualismo e a ganância por dinheiro e poder são nosso principal problema

    Gosto bastante do exemplo dos médicos cubanos pra esse post. Concordo que a estrutura da saúde do Brasil é super deficiente falta tudo sempre, mas é interessante ver que os médicos cubanos vão atuar em povoados tão pobres e longe de grandes centros (amazônia, sertão, cerrado) que nem tem a "oportunidade" de terem doenças que necessitam de grande tecnologia como um câncer. Eles só realmente precisam de um "alguém que os guie nas boas práticas da higiene". Mas nossos centros do saber não formam mais a elite pensante para o próximo, formam para o dinheiro e status. Quantos médicos vc conheceu que queriam ajudar o próximo no meio do mato? Eu conheci muitos que queriam ser cirurgiões pláticos, oncologistas e ginecologistas pelo status e dinheiro e apenas 1 que foi se alistar para atender a população indígena da fronteira.
    Nosso problema não está na reprodução, está na mania de sempre jogarmos a culpa nos outros e na ideia que que nosso maior vilão é a mídia.
    Oras, a mídia vende diversão acima de tudo e TODOS sabemos disso. A diferença é que alguns escolhem seguir essa diversão sem questionamentos porque é fácil ( a vida de rotina já é dificil em si) enquanto outros questionam, mas as vezes temos que questionar mais ainda. Será que nossas perguntas iniciais já não mudaram? Será que podemos mudar o disco da mídia controladora e atribuir cérebros a todos?

    ResponderExcluir

Comente aqui!