23 de out. de 2013

Inveja


Faz algum tempo que não escrevo para o Blog, mas nos últimos meses conturbados da minha vida, percebi o quanto um sentimento alheio pode ser nocivo direta e indiretamente a nossas vidas.

Do latim invidia , por definição a inveja é o desejo de obter algo que outra pessoa tem e você não tem, tristeza ou pesar pelo bem alheio.

Em todos os casos, a inveja vem acompanhada de um sentimento de frustração por todas as coisas ou realizações que a pessoa não tem mas vê o próximo possuir. Essa frustração pode e, na maioria dos casos resulta em um desejo inconsciente ou não de causar algum dano ao próximo.

A pessoa tomada por este sentimento é imatura, frustrada, insatisfeita com o própria vida, muitas vezes egocêntrica e taxativa, guardando rancor por todas as realizações que vê nas pessoas a sua volta mas não consegue alcançar, sejam elas realizações materiais ou emocionais.

Por causa desta gana e deste sentimento negativo ele alimenta um ódio incondicional e não percebe suas necessidades e limitações, preferindo construir um cenário próprio para justificar seus atos danosos as pessoas que os cercam.

Indivíduos assim, acabam por desenvolver uma visão vitimada de si mesmos, sempre portando-se por vítimas da vida e da falta de oportunidade para conseguirem atingir seus objetivos.

Em alguns casos, ela pode ser explícita onde a pessoa demonstra, sem nenhum tipo de medo seus sentimentos pelas realizações alheias. Em outros casos, esse sentimento vem acompanhado por uma série de patologias psicológicas com sintomas neuróticos.

Insatisfeito com sua própria vida, alguns tentam controlar as pessoas a sua volta, procurando a auto-realização na vida dos que os cercam, mas esquecem que as realizações pessoais de cada individuo são íntimas, sendo únicas de pessoa para pessoa.

O fato de ver a felicidade alheia traz um impacto refletivo, como um espelho que o lembra inconscientemente dos seus próprios erros e falhas, faz crescer toda raiva transformando-a num sentimento vingativo e, em vez de lutar por seis próprios sonhos, prefere eliminar a concorrência, seja ela quem for.

Esse sentimento danoso, é expressado por diversas formas: ofensas, dominação, rejeição, difamação, rivalidade, vingança, conflitos, agressões, etc.

Lidar com indivíduos invejosos, é complicado, sofrido e muitas vezes danoso a nós mesmos. O impacto que as ações destas pessoas causam a nossas vidas em alguns casos podem ser irreparáveis dependendo de nosso preparo psicológico e sentimental.

Carregar dentro de si a verdade de que o problema reside no outro, e não em nós mesmos é essencial para que possamos transpassar as barreiras causadas pelos atos de ataque dessas pessoas. Ignorar não é a solução, mas sim compreender e ver estas pessoas como indivíduos doentes, que em alguns casos mesmos sem saber,  destroem todo tipo de relacionamento a nossa volta.

Entenda que este texto fala da inveja nociva e patológica, mas que por definição, este sentimento é algo comum em todos nós seres humanos. O que faz com que este sentimento, quando sentimos, seja nocivo ou não a nós, e nossa postura diante a realização alheia.


Lutar pelos nossos próprios sonhos e nossas próprias realizações e não procurar destruir o que seu semelhante construiu, demonstra que podemos e DEVEMOS trabalhar nossa capacidade e não deixar que esse sentimento corroa nosso interior.

Texto Por Derek Muggiati

0 comentários:

Postar um comentário

Comente aqui!