17 de jul. de 2012

Eu "vivo" por você... (Paixão)


Ao nos apaixonarmos nosso bem estar fica condicionado ao ponto de vista e às atitudes do outro, totalmente alheio à nossa vontade. Entretanto na maior parte das ocasiões, a chance de dar m#$%@ idealizarmos em excesso e ficarmos dependentes de alguém que muitas vezes está alienado à nossa existência, é enorme e perigosa.

Colocar a pessoa em um pedestal, como se ela fosse a única coisa importante no mundo, é nocivo. Tanto pro outro quanto pra você. Você pode não atingir as expectativas da outra pessoa e por isso não ter a aceitação que deseja. Nesse meio termo, você prioriza o tempo que passa com ela e esquece que ambos possuem uma vida social e necessitam de momentos individuais para sua própria saúde mental e emocional.

Quando estamos apaixonados, é inevitável que em vários momentos do seu dia, você se pegue pensando na pessoa querida, tirando o foco de sua vida pessoal e desestabilizando seu estado emocional.

Lembre-se que você é tão importante quanto a pessoa que deseja, e a partir do momento que você a coloca em um nível acima de si mesmo, muito provavelmente você cairá no conceito dela.

A paixão é um sentimento que beira a patologia e é definida assim porque o indivíduo perde parcialmente sua individualidade, capacidade de raciocínio lógico, identidade entre outras coisas, causando um efeito semelhante ao causado a um viciado em alguma droga.

Você acha que estou pegando pesado!? Em alguma outra situação você trocaria seus amigos, família, atividades de lazer preferidas por uma pessoa que mal conhece, e as vezes nem conhece pessoalmente!? Analisando melhor, soa estranho não é!?

Infelizmente, não existe vacina contra a paixão e é algo que todos passamos inúmeras vezes em nossas vidas. Por fim, vale lembrar que todo relacionamento duradouro começa sim com uma paixão, mas é o que vem depois dela que define se você realmente achou a pessoa certa para trilhar os caminhos futuros contigo.

Aproveite o momento da paixão, é gostoso, cria ótimas lembranças e nos faz parecer e agir como idiotas cria expectativas com as pessoas com quem queremos nos relacionar. Mas lembre-se que é algo passageiro, e o único momento em que é saudável viver em função de outro ser humano, é quando nos tornamos pais/mães.

Leia Também: Diferença entre Amar e Gostar
Texto por Derek Muggiati.

2 comentários:

  1. concordo c vc,quando estamos apaixonadaos colocamos a pessoa em primeiro lugar, e esquecemos de nossa propria vida, pq naquele momento da paixao a pessoa' e mais importante do que tudo na vida,trocamos sim familia, amigos e etc,mas esquecemos q esse sentimento e passageiro,e unica pessoa q temos q colocar no pedestal como vc citou sao filhos,esse sim e sentimento verdadeiro,

    ResponderExcluir
  2. Verdade Sr(a) Anônimo(a), o problema é que temos esta atitude em muitas outras áreas de nossa vida, não apenas nas paixonites. Valorizar-se deveria ser um ato condicionado a repetir-se sempre. E muito obrigado pela visita ;)

    ResponderExcluir

Comente aqui!