14 de mar. de 2012

Maldito Mercado de Trabalho!


Olá Bípedes pensantes desse nosso Brasil!

Falemos hoje de um assunto um pouco mais sério, só pra sair dessa mesmice de relacionamentos, mulheres, etc.

Vocês já repararam na QUANTIDADE DE EMPREGOS NÃO PREENCHIDOS que temos no mercado de trabalho?! Jovens que se fodem batalham para poder estudar e trabalhar (na maioria das vezes em um emprego que foge totalmente da área de estudo), e no final, com o diploma na mão fica sem opção nenhuma do que fazer.

O Fato é: As empresas exigem cada vez mais especializações, cursos e qualificações, as quais um ser humano normal teria de estudar por 50 anos para alcançar a METADE do que é pedido no perfil profissional das vagas.

Não seria mais fácil se as empresas resolvessem formar os profissionais de que necessitam? Quanta mão de obra jovem existe nesse Brasil, esperando uma única oportunidade de ingressar no mercado de trabalho? Jovens saindo da faculdade (faculdade essa que seus pais se mataram de trabalhar pra ajudar a pagar), simplesmente são ignorados pelas empresas.

Parem por um segundo e puxem na memória, quantos amigos, conhecidos, parentes, ou até vocês mesmos, que estão formados, cheios de vontade de atuar na área que tanto lutaram para estudar, e estão batendo a cabeça esperando um milagre cair do céu!?

É revoltante um país onde nos últimos anos tem se pregado tanto a “educação para todos” a fim de um desenvolvimento promissor da nossa sociedade, e mesmo assim, a cultura exacerbada das grandes corporações opta por ficar com profissionais velhos, cansados, sem uma visão atual do mundo em que vivemos.

Não bastasse isso, quando as empresas resolvem trocar seus profissionais, o fazem visando lucro, deixando em segundo plano o fato de oferecer um serviço ou produto de qualidade para seus clientes, colocando no seu lugar (que estudou 5 anos, fez estágio, deixou de namorar, sair, ir pra balada, tomar meia dúzia de porres...), um profissional mediano com metade da sua capacidade intelectual, e logicamente... Pagando a metade do salário que pagariam a você.

Como já disse antes, existe muita mão de obra desqualificada, e a maioria que reclama da falta de emprego. Essa porção tem apenas o segundo grau completo e nenhum atrativo no currículo. Mas eu digo de experiência própria, FORÇA DE VONTADE TAMBÉM CONTA. Hoje em dia só fica parado quem quer. Você pode até não ter o emprego dos seus sonhos, mas também não vai consegui-lo ficando em casa esperando o emprego “da sua área” aparecer e bater na sua porta.

Com um mercado de trabalho injusto, empresas medíocres e uma concorrência desleal, só nos resta o diferencial, e esse... Bom, esse cada um tem o seu.... E ai, qual o seu diferencial?

Texto Por Derek Muggiati

10 comentários:

  1. O meu diferencial? Vale saber desenhar um pouquinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo da área que você quer ingressar vale, e muito!

      Excluir
  2. Bom... eu não quero ingressar na área de ninguém...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo Sr. Anonimo, fico contente em vê-lo por aqui novamente!!!!

      Excluir
  3. E o universo do emprego público?! Pelo amor de Deus, alguém jogue uma bomba na casa de cada chefe de departamento que existir, seja em que esfera for (municipal, estadual ou federal).. O mundo do puxa saquismo do caralho se sobressai sempre, e os caras que estão afim.. hehe.. estão na MERDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o emprego público vou abordar em um post especial sobre política que já está no forno, pois é beeeeeeeeeeeeeem mais complexo e sujo do que os bípedes que estão de fora sabem!!! ;-)
      Obrigado pela visita parceiro!!!

      Excluir
  4. Meu diferencial?? Bom... estou terminando minha pós...não sei se isso é bem um diferencial rs (mesmo estando dentro dessa estatística de não ter um emprego na área), mas na empresa que trabalho estou começando a ter oportunidades... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é seu caso eu conheço de perto, mas nunca é tarde pra mudarmos de área!!! e parabéns pelas "novas oportunidades" ;)

      Excluir
  5. Ainda penso que há muito mais jovens que querem emprego mas não querem trabalhar do que empresas que não dão chance. Dá pra contar nos dedos da mão as pessoas que entram em uma faculdade para efetivamente se profissionalizar. Bares, festas e drogas são os que reinam. Não dizendo que o universitário deva virar um robô para estudos. mas o oposto é o que normalmente ocorre. Depois reclama que não mantém emprego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é verdade... infelizmente a maioria dos jovens são imaturos de mais para construirem um futuro e correr atras de seus objetivos enquanto podem =/

      Obrigado pela visita ;)

      Excluir

Comente aqui!