30 de mar. de 2012

Brincadeira de Criança



Pegando carona em um trecho nostálgico do post passado (ou se preferirem, sem idéias para o post de hoje hahah), resolvi fazer um “brainstorm” comigo mesmo sobre as brincadeiras da infância.

Como eram bons os tempos em que passávamos mais tempo fora de casa do que as crianças de hoje em dia. Eram tantas as opções de jogos com o mínimo de ferramentas possíveis, que era praticamente impossível ficar sem ter o que fazer quando a “criançada da rua” se reunia na frente da casa de alguém.

As brincadeiras iam desde jogos de bola, betes com a bolinha surrada bolinha de tênis, pega-pega, esconde-esconde, etc. até as brincadeiras mais “picantes” para nossa época, como casamento atrás da porta, verdade ou conseqüência...

O bacana é que nunca ficávamos parados, e apesar das constantes confusões que invariavelmente sempre surgiam uma hora ou outra, no final das contas, todos voltávamos pra casa cansados, e com a sensação de uma infância bem vivida.

Por conta disso resolvi fazer um post com curiosidades sobre alguns desses jogos:

Bets, Bete-ombro ou Tacobol: Existem várias versões para a origem exata deste jogo derivado do Cricket britânico. Uma delas diz que o jogo era praticado por ingleses da Companhia das Índias Ocidentais, que jogavam taco nos porões do navio durante a viagem de travessia dos oceanos. O nome "bets" seria uma homenagem à rainha Elizabeth I.  (Um dos meus jogos favoritos na infância... e como era bacana quando estourávamos a bolinha com uma tacada forte!!!!)

Pega-Pega, Mãe-Pega ou Pique Pega: Esse jogo é tão antigo, que simplesmente não achei referência nenhuma sobre sua criação. O bacana é as inúmeras variações que surgiram ao longo dos anos como o “Mãe Cola” (onde quem é pego fica parado no lugar até alguém o “descolar”), “Mãe Ajuda” (onde quem é pego, ajuda a pegar os próximos jogadores), “Mãe Pega Americano”, (onde quem é pego prego só pode sair do lugar quando passarem 3x por baixo de suas pernas... era bizarro mas era um ótimo jogo para chamar as meninas hahahah), e por ai vai....

Esconde-Esconde ou Pique Esconde: Outro jogo mega velho. Tem Referências desse jogo anteriores ao século XIX. O melhor desse jogo era quando o ultimo filha da puta que estava escondido batia o famoso 31 salva todos  ou salva o mundo, e o jogador que procurava ia pra berlinda contar até sei lá quanto, e procurar todos novamente.

Amarelinha: Jogo de Origem Européia, (na minha opinião sempre foi um jogo de menininha), você tinha de ir e voltar com um pé só em um caminho com vários números desenhados no chão.... Pô, se você não sabe como jogar amarelinha se mate, nasça de novo e tenha uma infância!!!

Stop ou Adedanha: Um dos jogos mega-populares nas épocas de colégio (principalmente para os nerds de plantão), vencia quem pontuava mais usando a criatividade para lembrar de nomes, marcas, cores, frutas, cidades que começassem com a letra escolhida em cada rodada.

Texto Por Derek Muggiati

2 comentários:

  1. Isso de infância do passado era melhor é tão nostálgico e falso.

    Provavelmente tua mãe pensa que a dela foi mais livre e divertida, mas será que você ia achar tão divertido ficar sem os desenhos da tua época para viver a infância dos teus pais?

    Infância foi bom porque éramos crianças e com sorte fomos crianças felizes. Os pequenos de hoje não serão menos felizes porque não tem os mesmos desenhos e brincadeiras de rua que você teve, eles tem outros recursos que os deixarão tão felizes quanto você pode ser.

    Ter saudades do tempo que passou é ok, diminuir o presente alheio é bobagem. Live and let live.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente obrigado pela visita... é ótimo quando temos comentários realmente profundos no assunto em que abordamos, isso abre oportunidades de discussões (sadias é claro!), e nos faz aprofundarmos mais no assunto.

      O intuito não foi diminuir o passado alheio, mas fazer sim uma comparação com o que vivemos hoje e o que vivemos ontem (obviamente a parte nostálgica pesa e muito nestas horas...).

      Acho extremamente válido seu ponto de vista e não tinha pensado por este ângulo ainda, porém particularmente falando, a impressão que tenho é que as crianças de hoje em dia tem sua infância diminuída.

      Ok, isso é resultado de uma série de fatores, incluindo o desenvolvimento social humano, mas você há de convir comigo, que os relacionamentos interpessoais de antigamente eram maiores na infância do que são hoje. É neste ponto que eu acho sim que o presente acaba perdendo para o passado. As crianças podem até ser mais desenvolvidas intelectualmente falando, mas pessoalmente no meu ponto de vista, na parte social de relacionamentos, amizades, conhecer outro ser humano face a face, isso esta deixando a desejar.

      Mais uma vez obrigado pela visita, e continue sempre com os comentários ;)

      Excluir

Comente aqui!