11 de mai. de 2012

Eu gosto mais de verde e você?







Olá queridos (as) leitores (as), diante de alguns fatos, acontecimentos e cometários diários resolvi fazer algumas considerações sobre comportamento.

Bem... todos já sabemos que “cada um é cada um e cada qual é cada qual” clichê isso né. Pois bem, ainda encontramos seres desprovidos de educação e noção que não entendem isso.


Somos todos diferentes uns dos outros GRAÇAS A DEUS, aos nossos pais e uma série de fatores. Como já disse em outro texto anteriormente (vide: O que vale mais, o presente ou a embalagem?): “o que seria do verde se não fosse o amarelo!?” Logicamente isso deve ser respeitado.

Não se muda simplesmente a forma de ser, pensar ou agir baseado apenas em algo que outra “pessoa” disse ou desgosta...o que é pior. Mas vamos lá... Você já se perguntou "quem disse que não pode?"  ou baseado em que?"  Afinal de contas, quem decide o que é certo ou errado?

Claro! Em alguns casos, para o nosso bem moral, ético e social devemos manter uma boa postura em determinadas ocasiões e locais pela integridade física própria e alheia hehe.

O fato, é que existe alguns "tipos" circulando por aí que não fazem o mínimo esforço para compreender a individualidade alheia e que cada um tem um estilo de vida, com outras formas de ensinamento e valores... 

Cada indivíduo passa por situações diferentes e aprende se não for uma besta com isso e o fato dos meus preceitos serem diferentes dos demais, não dá direito a ninguém, eu disse NINGUÉM de julgar o que é certo ou errado claro que se um amigo tiver pensamentos suicidas, não vamos deixar de ajudá-lo...

Agimos conforme nossos pensamentos e conceitos do que temos como certo, pois o que importa é aquilo que nós pensamos a nosso respeito  e não o que o outro pensa pois ele não está na nossa pele e não paga nossas contas.

O que quero dizer com tudo isso meus caros, é que não podemos aceitar a idéia de mudar pelo outro ou pela opinião alheia. O que deve mudar, é o pensamento inferiorizado  não sei se posso chamar isso de pensamento que algumas pessoas tem de que pode-se moldar um indivíduo.

Todos temos o direito de sermos respeitados como somos: Livres para fazer as escolhas que julgamos que melhor nos cabem, assim como livres para gostar de verde, amarelo, dos dois ou nenhum  porque não?

O pior de tudo é quando isso se aplica em relacionamentos, e se ouve aquele papinho mimimi: “Aain amor, você podia fazer isso né?” ou “Você podia parar de ir em tal lugar né?” ou “Não gosto que você fale com tal pessoa...”

Isso é uma das coisas mais absurdas que existem. Quanto você conheceu a pessoa assim, gostou dela exatamente como ela era, então qual o motivo para mudá-la?  Mudanças impostas por outra pessoa, geralmente são frágeis e muito provavelmente serão desfeitas após algum tempo. Obviamente mudanças comportamentais que afetam um relacionamento seja com seu pai, mãe, irmão, namorado(a), papagaio, cachorro, gato, etc. devem ser analisadas e discutidas com a outra parte quando possível. Apenas não confunda comportamento com personalidade. Nossos comportamentos funcionam devido as nossas vontades e conceitos, porém nossa personalidade é o que nos define individualmente, e é imutável.

Você se ama tanto que pretende ter um reflexo de si mesmo no outro? Tenho a leve impressão que isso se chama egoísmo (segundo o Aurélio, Egoísmo: s.m. Sentimento ou maneira de ser dos indivíduos que só se preocupam com o interesse próprio, com o que lhes diz respeito). 

Não esqueça que NINGUÉM é perfeito! E se fosse, seria um saco, porque saberíamos exatamente como cada um agiria, não seriamos surpreendidos nunca. Chata essa perfeição monótona.

Bem, o que importa é o respeito ao próximo. Deus respeita nossa opinião, caso contrario não nos daria livre arbítrio, por qual motivo bom motivo um reles mortal não respeitaria?

É de se pensar né!

Beeijo

P.S. Vale lembrar, não devemos respeito somente as pessoas, mas a todo ser vivo.
 ;)

Texto por Carol Skripes

4 comentários:

  1. Sou meio suspeito em dizer algo, porque prego mto isso, mas o fato é que infelizmente vivemos em uma época onde o julgar virou algo comum, e é fácil apontar o dedo para cara dos outros antes de olharmos para o espelho...

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é verdade... é mais fácil olhar pro outro do que pro próprio umbigo!!

    ResponderExcluir
  3. E o direito de ser egoista, onde que fica?

    ResponderExcluir

Comente aqui!